No último final de semana aconteceu em São Paulo o “Encontro Preparatório” para o projeto Ademar Guerra deste ano. O evento foi realizado nos dias 26, 27 e 28 de março, na “Oficina Cultural Oswald de Andrade”. Impecáveis na organização do evento, os organizadores, para tanto, na abertura oficial, com um sentido especial de encontro de celebração e, envoltos numa atmosfera lúdica, promoveram o encontro de cada grupo e cada respectivo artista orientador em um mapa cenográfico, no ponto correspondente à cidade de origem do grupo, onde se desenvolverá o trabalho.
Neste ponto, cada um ofertou ao outro algo que preparou como um presente e que traduz parte ou de sua história, sua identidade, sua trajetória, sua cidade.
A cidade de Catanduva está representada, nesta edição do projeto, pelo Núcleo SALA 18. A Cia contou com o apoio da Prefeitura de Catanduva, através da Coordenadoria de Cultura para viabilizar a ida aos eventos que precedem a fase da orientação.
O diretor do Núcleo, Rafael Back, foi convidado, pelo coordenador do projeto, Abílio Tavares, para integrar a mesa de abertura do evento e falar sobre sua participação no projeto de 2009 representando assim os grupos orientados.
Segundo a coordenação “Na edição de 2009, o Núcleo SALA 18 foi um dos participantes que obtiveram os resultados mais elevados na concepção do projeto, por isso, escolhemos o Rafael para fazer parte deste momento importante do nosso encontro.”
Em 2009, o Núcleo SALA 18 recebeu orientação para a montagem do espetáculo “Cama de Lua”, e firmou a 1º temporada na cidade de Catanduva, de outubro a dezembro do mesmo ano.
“Yerma”
Em 2010, a cia irá trabalhar o texto “Yerma” de Federico García Lorca, o texto contsa a história de Yerma, personagem obstinada pelo desejo de ser mãe. O grupo há dois meses encontra-se em trabalho de pesquisa e leitura de texto. O novo trabalho seguirá a proposta de apresentação em espaços não-convencionais.
Texto por Cristiane Anovazzi