1º Festival de Formas Poéticas
No dia 07 de Agosto o Núcleo SALA 18 e a Associação Dell’arte promoveu o 1º Festival de Formas Poéticas em sua sede. O mote do evento foi a arte pela arte. A diretoria da associação (que são integrantes do Núcleo SALA 18) com a cara, a coragem e com rasos recursos financeiros advindos de seus próprios bolsos, reuniu cerca de 200 pessoas, entre artistas e grupos de artistas que mostraram seu trabalho e o público.
Foram realizadas apresentações individuais e coletivas: poetas leram seus poemas, contistas seus contos, atores e bailarinos apresentaram suas performances, músicos tocaram suas músicas.
Dentre outras apresentações, O grupo Al Face (1º lugar em dança contemporânea no festival de Catanduva) foi convidado para abrir o evento com perfomance, o Núcleo SALA 18, apresentou uma cena inédita do espetáculo "YERMA" e uma cena do “Cama de Lua”, o encerramento foi com as Bandas Controlverse e N-way, integrantes do Núcleo Rodrigo Netto.
Houve também uma homenagem a uma grande artista, a cantora catanduvense, Constância Leão, com a presença de seus familiares.
O mais mágico desse festival foi o encontro da arte com várias tribos. Essencialmente, o público que compareceu para foi formado por pessoas que não tem hábito nenhum de ir a eventos culturais, que, por exemplo, não conheciam Shakespeare, mas ao ouvirem o ator, Murilo Gussi, vociferando: “O meu nome não é Hamlet”, ficaram anestesiados e, a partir de então, perguntas sobre Hamlet os levaram a conhecer um dos maiores artistas de todos os tempos através de conversas e debates fomentados pela peça teatral "sobre Maças, água, fita crepe ou Coma-me". A sensação de presenciar esse público com os olhos grudados em toda e qualquer apresentação é algo como uma catarse. Minhas palavras seriam mesquinhas ao explicar a importância desse primeiro encontro, tão sedutor (e todo tipo de sedução é muito boa) entre a arte e a cidade de Catanduva, através de cidadãos comuns, que dedicaram as horas do seu sábado à noite ao ato de se deixar levar pela arte, absorvendo tudo que nela há de mais encantador.
Resultados
A Associação Dell’arte plantou sua 1ª semente e continuará semeando, pois a partir do 1º Festival de Formas Poéticas formou-se um Núcleo, que promoverá encontros mensais para compartilhamento de processos artísticos compreendendo leitura de textos, poesias, encenação e música. Segundo o idealizador do evento e presidente da Associação, Rafael Valeão, “nossa intenção é promover o Festival todos os anos, mas sua manutenção acontecerá todos os meses com o encontro do Núcleo de Formas Poéticas. O Núcleo está aberto ao público e também com os microfones e luzes para quem quiser se manifestar artisticamente.”
Os encontros terão o objetivo de otimizar a produção artística de artistas e não artistas, além de preparar material para o 2º Festival de Formas Poéticas.