Compartilhamento de Processos Ademar Guerra 2010
O Projeto Ademar Guerra promove em parceria com os grupos orientados, a “Mostra de Compartilhamento de Processos Artísticos”. A programação deste ano teve início ao mesmo tempo, às 18 horas, nas 24 cidades-sede dos 29 grupos que estão recebendo orientação. Segundo Abílio Tavares, coordenador do projeto, “a regra era que todos os grupos realizassem seus trabalhos durante o mesmo horário para que as energias fossem concentradas em favor de um mesmo ideal: a arte”.
Objetivos
O principal objetivo dessa jornada intensiva é a inserção do trabalho do grupo junto com o orientador no contexto de sua própria comunidade.
A ideia não é apresentar um espetáculo pronto, mas sim, compartilhar processos; uma espécie de “Casa Aberta”, onde o público da cidade seja recebido no próprio espaço de trabalho do grupo e possa participar de atividades seguidas de troca de idéias e impressões.
“Yerma”
Em Catanduva, o Núcleo SALA 18 é quem está representando a cidade neste projeto da Secretaria de Cultura do Estado, através do profissional Jucca Rodrigues. A pesquisa do Núcleo tem como base o texto “Yerma” de Federico García Lorca. Diante do vasto e poético universo lorquiano o grupo ainda avalia como fará a sua leitura do texto “estamos estudando cautelosamente o complexo universo de Yerma, o qual traz à tona muitas questões sociais que estão enraizadas desde o início dos tempos”, afirma Rafael Back, diretor do Núcleo.
O Núcleo espera que o encontro com o público gere um diálogo franco. “Nossa intenção é que cada uma das partes possa expressar de que forma se comunicou com aquilo que viu ou experimentou.”
A mostra acontece nos dias 21 e 22 de agosto, sendo o dia 21 a preparação do encontro do dia 22, que será aberto ao público.
(Matéria retirada da Coluna "ARTE EM CENA" do dia 19 de Agosto de 2010)